Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7536
Title: O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN
Authors: Nascimento, Sheine Santos do
Keywords: Serviço social na educação;Assistência estudantil;Exercício profissional
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Sheine Santos do. O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo identificar e analisar as demandas e os desafios postos à perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil neste espaço. Parte-se do pressuposto de que as transformações societárias no mundo do trabalho e no âmbito do Estado provocam o acirramento das expressões da questão social, aprofundando as necessidades da classe trabalhadora, que se transformam em demandas e requisições sociais ao trabalho dos assistentes sociais. Com o processo de expansão da rede federal de educação profissional no Brasil e, de maneira particular, no estado do Rio Grande do Norte, ampliam-se as possibilidades de acesso dos estudantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Todavia, esse acesso não se realiza de forma distanciada das diversas necessidades que tecem as condições de existência desses estudantes. Neste sentido, analisam-se as demandas postas pelos discentes aos profissionais de Serviço Social e os desafios que perpassam a efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. Como caminho metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada e entrevistas semi-estruturadas com os assistentes sociais inseridos nos campi dessa instituição. As informações sistematizadas e analisadas ao possibilitarem a identificação das demandas dos estudantes, permitiram apreender, também, os desafios postos à efetivação da assistência estudantil, dentre os quais a insuficiência de recursos para atender a todos os estudantes que dela necessitam e a seletividade que tem caracterizado o acesso aos programas dessa assistência. A existência desses desafios no exercício cotidiano da profissão tem provocado os assistentes sociais a elaborarem estratégias em defesa da consolidação dos direitos dos estudantes, reveladas, dentre outras formas, na reivindicação pela ampliação de recursos destinados a assistência a esses educandos. A elaboração dessas estratégias torna evidente o compromisso assumido por estes profissionais em defesa do direito à assistência estudantil e, de uma forma mais ampla, do direto à educação no IFRN.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7536
Other Identifiers: 2011044188
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exercício profissional_Nascimento_2015.pdf897,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.