Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7532
Title: Crise do capital e politica de assistência social no Brasil: impactos para materialização da postura investigativa no cotidiano do exercício profissional do/a assistente social
Authors: Brito, Rosalina Maria da Anunciação de
Keywords: Dimensão investigativa;Assistência social;Pragmatismo profissional
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRITO, Rosalina Maria da Anunciação de. Crise do capital e politica de assistência social no Brasil: impactos para materialização da postura investigativa no cotidiano do exercício profissional do/a assistente social. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso resulta de reflexões a partir do processo de estágio curricular obrigatório vivenciado durante os semestres de 2014.1 e 2014.2 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte III, localizado no bairro Pajuçara na zona norte do município de Natal (RN). As experiências e observações durante esse período e a inserção na iniciação cientifica despertaram inúmeras inquietações com vista a uma aproximação e apreensão sobre a realidade concreta na qual se inserem os usuários. O objetivo central deste trabalho vem retratar a importância da dimensão investigativa e da pesquisa no exercício profissional, como campo de possibilidades para subsidiar no rompimento de práticas imediatistas, tomamos como realidade específica para essa problematização a área da assistência social. Como forma de desenvolvimento e problematização da discussão pretendida foram utilizadas como metodologia à revisão de bibliografias que abordam as crises inerentes ao capitalismo, seus rebatimentos ao mundo do trabalho, sobre a dimensão investigativa e sobre o Projeto Ético-Político da profissão. Foi realizada uma coleta com uma amostra de 76 prontuários relativos aos atendimentos no CRAS, correspondente aos anos de 2013 e 2014 onde fizemos o levantamento do perfil socioeconômico dos usuários atendido nessa unidade assistencial, e a partir dá analise os dados coletados no CRAS Norte III, ficou evidenciado a importância da dimensão investigativa para criação de estratégias numa perspectiva de materialização do projeto ético politico, e rompimento com o pragmatismo profissional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7532
Other Identifiers: 2012961727
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Crise do capital_Brito_2015.pdf564.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.