Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7528
Title: A relação entre Serviço Social, educação e organização estudantil: análise da experiência profissional junto ao Grêmio Estudantil do IFRN
Authors: Medeiros, Rodrigo de Souza
Keywords: Serviço social;Movimento estudantil;Grêmio estudantil;Emancipação;Educação
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Rodrigo de Souza. A relação entre Serviço Social, educação e organização estudantil: análise da experiência profissional junto ao Grêmio Estudantil do IFRN. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O Trabalho de Conclusão de Curso aqui apresentado sob o tema “A relação entre Serviço Social e Grêmio Estudantil: Uma alternativa à questão social”, tem como objeto de pesquisa, o Serviço Social e sua contribuição com a questão organizativa do Grêmio Estudantil do IFRN - Parnamirim. Para alcançarmos respostas em nosso estudo, se fez necessário identificar a organização política dos estudantes secundaristas, na perspectiva da transformação da realidade; descrever os desafios da organização política do grêmio estudantil na escola; analisar o Serviço Social em sua trajetória na concepção da dimensão educativa no espaço educacional; assim como, na defesa do projeto ético-político, e sua possível relação com o Grêmio Estudantil. Esta pesquisa tem como base a experiência de estágio supervisionado realizado no IFRN-Parnamirim. A metodologia utilizada fundamenta-se na leitura e análise dos dados por meio do método quantiqualitativo, composto de pesquisa bibliográfica com aporte teórico de autores que falam sobre o tema e a experiência do estágio curricular. Com este trabalho foi possível constatar a importância do assistente social na dimensão do seu perfil socioeducativo com os alunos na escola, principalmente quando se refere a uma instância do movimento estudantil que muito esteve presente nas conquistas da classe trabalhadora, e atualmente está à mercê de uma gestão educacional alicerçada à manutenção da ordem vigente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7528
Other Identifiers: 2011044221
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação entre serviço_Medeiros_2015.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.