Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7526
Title: Entre o direito e o neoconservadorismo: o reverso da expansão da Assistência Social em tempos de reconfiguração de hegemonia burguesa à nova dinâmica capitalista
Authors: Silva, Ozileia Cardoso da
Keywords: Assistência social;Novo desenvolvimentismo;Movimento neoconservador;Seguridade social
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Ozileia Cardoso da. Entre o direito e o neoconservadorismo: o reverso da expansão da Assistência Social em tempos de reconfiguração de hegemonia burguesa à nova dinâmica capitalista. 2015. 116f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a política de Assistência Social, procurando apreender as contradições presentes em seu contexto de expansão nos marcos das estratégias de um “novo desenvolvimentismo” assentado na ideologia social-liberalista no cenário contemporâneo brasileiro. Para isso, busca apreender o papel mistificado que fora atribuído a Assistência Social pelos setores dominantes como mecanismo principal ao “novo” trato dirigido a “questão social” em tempos de restauração da hegemonia burguesa. O presente estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental e sustenta-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Empreende, pois, esforços na direção de analisar a atual configuração desta política e a sua funcionalidade à expansão do capital na dinâmica contemporânea do desenvolvimento capitalista. Assim, procura identificar e analisar as contradições que permeiam a expansão da Assistência Social no presente, no qual sua condição como política do conjunto da Seguridade Social brasileira, instituída a partir do Marco Legal de 1988, tem sido redesenhada frente às novas requisições da acumulação do capital na contemporaneidade; tais requisições empreendem um movimento neoconservador que se erige aos novos marcos regulatórios da Assistência Social no atual contexto político-econômico do país. A partir disso, analisa a realidade da Assistência Social em Natal/RN, confrontando a realidade local com os novos marcos regulatórios desta política no Brasil, em especial, no que diz respeito à construção e implantação do SUAS à perspectiva de uma cultura política de direitos. Evidencia-se que o reverso dos avanços da assistência social no cenário brasileiro sob a trama social-liberalista a partir dos anos 2000, requisita a urgência do debate frente às condições e desafios que se apresentam a Assistência Social brasileira na perspectiva de sua disputa e materialização como política de direito no âmbito da Seguridade Social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7526
Other Identifiers: 2012041190
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Entre o direito_Silva_2015.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.