Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7525
Title: Assistência ao idoso na Unidade Básica de Saúde da comunidade novo horizonte, no bairro das quintas, em Natal/RN: qualidade de vida garantida ou violada no âmbito da saúde?
Authors: Paiva, Patricia Catarina de
Keywords: Assistência à saúde;Idoso;Qualidade de vida do idoso;Envelhecimento
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAIVA, Patricia Catarina de. Assistência ao idoso na Unidade Básica de Saúde da comunidade novo horizonte, no bairro das quintas, em Natal/RN: qualidade de vida garantida ou violada no âmbito da saúde?. 2015. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a assistência à saúde ao idoso na unidade básica de saúde Novo Horizonte no bairro das quintas, Natal/RN, lócus da pesquisa empírica. Partimos do pressuposto de que essa Unidade Básica não dispõe de programas voltados para a assistência aos idosos, em razão dos cortes de recursos, bem como em virtude do aumento da demanda da população idosa. Objetiva analisar as condições de atendimento oferecido pela Unidade básica de Saúde aos idosos, bem como as relações entre os profissionais e os idosos atendidos nessa unidade, inserido no espaço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em um contexto de afirmação e expansão da Política Nacional de Saúde a pessoa Idosa, após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante das grandes preocupações que surgem em razão do crescimento da população idosa na sociedade brasileira, bem como frente à carência de políticas sociais efetivas que assegurem os direitos destes idosos no enfrentamento das diversas e complexas manifestações da questão sociais, questionamos nesse estudo: em que medida a assistência garante a qualidade de vida ou violada, no âmbito da saúde na unidade básica de saúde (UBS) da comunidade novo horizonte, no bairro das Quintas, em Natal/RN? Assim, a partir da realização da pesquisa de caráter qualitativa, fundamentada por uma perspectiva crítico-dialética e tendo como sujeitos da pesquisa, os idosos atendidos na unidade, e após análise das entrevistas semiestruturadas e da observação, confirmou-se e foi revelado a precarização das condições e relações de trabalho dos profissionais da UBS que viabilizamo trabalho da assistência à saúde do idoso. Destacamos dentre os resultados obtidos, as formas de precarização expostas, como: a vulnerabilidade das formas de inserção e desigualdades sociais; b) a falta de profissionais qualificados para atender os idosos nessa unidade de saúde; c) a perda dos recursos disponíveis para programas de qualidade de vida; d) a fragilização do sistema municipal de saúde voltada para os idosos dessa unidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7525
Other Identifiers: 2013007100
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Assistência ao idoso_Paiva_2015.pdf979.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.