Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7505
Title: Determinantes sociais para o trabalho precoce: Uma análise em torno do perfil de crianças e adolescentes em feiras livres do município de Natal/RN
Authors: Pimenta, Alícia Fernanda Silva
Keywords: Trabalho;Trabalho Infantil;Crianças e adolescentes;Feiras livres;Município de Natal
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PIMENTA, Alícia Fernanda Silva. Determinantes sociais para o trabalho precoce: Uma análise em torno do perfil de crianças e adolescentes em feiras livres do município de Natal/RN. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social é fruto da observação e análise realizada em Estágio não Obrigatório em Serviço Social efetuado na Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), especificamente no setor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). No que concerne à abordagem, a pesquisa da qual este trabalho resulta é classificada como qualiquantitativa. No que diz respeito à modalidade, se caracteriza como pesquisa documental e empírica. O trabalho toma como ponto de partida a análise de fichas de abordagem contendo os perfis de crianças e adolescentes que através de buscas ativas efetuadas pelo PETI foram identificados/as em situação de trabalho em feiras livres do município de Natal/RN. O estudo discute a categoria ontológica do Trabalho e a partir desta o trabalho infantil, buscando abordar o contexto histórico de seu surgimento, assim como suas implicações culturais e as consequências do trabalho infantil como expressão da questão social. Dialogando com os autores e com os dados empíricos, o trabalho buscou, por fim, oferecer uma discussão em torno dos determinantes sociais para o trabalho precoce de pessoas, especificamente de crianças e adolescentes oriundas das classes trabalhadoras em situação de extrema pobreza no município de Natal.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7505
Other Identifiers: 2013030815
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Determinantes Sociais_Pimenta_2016.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.