Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7501
Title: O exercício profissional dos assistentes sociais no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Pajuçara Natal/RN: os desafios e suas implicações
Authors: Silva, Randinelly Deynne Gomes da
Keywords: Serviço social;Assistência social;Projeto ético-político
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Randinelly Deynne Gomes da. O exercício profissional dos assistentes sociais no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Pajuçara Natal/RN: os desafios e suas implicações. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho pretende expor os desafios e implicações existentes no cotidiano do exercício profissional do assistente social no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pajuçara na cidade de Natal-RN. Seu objetivo geral é compreender, analisar e contextualizar o exercício profissional dos assistentes sociais na perspectiva da efetivação de direitos dos usuários do CRAS-Pajuçara em Natal-RN; e como objetivos específicos resgatar de forma histórica como se estabeleceu a inserção dos assistentes sociais no espaço sócio-ocupacional da Assistência Social brasileira; identificar, conhecer e contextualizar as condições de trabalho dos assistentes sociais no CRAS, configurando os rebatimentos que essas trazem ao exercício profissional. Para isso, foi realizada observação direta participante durante o período de estágio curricular que compreende os meses de abril a dezembro de 2013, referente ao trabalho desenvolvido pelos profissionais atuantes no CRAS-Pajuçara, e em seguida realizada uma entrevista com um dos assistentes sociais presentes na instituição, utilizando como instrumento de coleta de dados um formulário semiestruturado, que posteriormente foi analisado e sistematizado. Como aportes teóricos para aprofundamento do assunto foram consultados textos dos autores: Marilda Iamamoto, Raul de Carvalho, Maria Lucia Martinelli, Maria Luiza Mestriner, dentre outros. Percebeu-se que diante das transformações ocorridas na profissão do Serviço Social paralelamente aos avanços da politica de Assistência Social, houve mudanças na prática profissional dos assistentes sociais, assim como, surgiram desafios no cotidiano dos assistentes sociais e com eles as implicações no seu fazer profissional, dificultando assim, o acesso dos usuários aos seus direitos e comprometendo a efetivação e materialização do projeto ético-político da profissão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7501
Other Identifiers: 2010033337
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O exercício profissional_Silva_2014.pdf484.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.