Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7496
Title: As questões do envelhecimento em nossa sociedade: uma análise crítica da assistência ao idoso tendo como cenário o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel
Authors: Silva, Liliana Augusta Araújo
Keywords: Idoso;Direitos;Políticas sociais;Saúde no Brasil
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Liliana Augusta Araújo. As questões do envelhecimento em nossa sociedade: uma análise crítica da assistência ao idoso tendo como cenário o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como questão central e objetivo situar o leitor acerca de como se dá o envelhecimento em nossa sociedade e analisar criticamente a assistência prestada ao idoso, tendo como recorte o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel. Adotou-se como procedimentos metodológicos estudos acerca da literatura referente ao idoso, a família, saúde pública, Serviço Social, políticas sociais no Brasil, análises de documentos, dados coletados do arquivo do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, bem como através de análises diárias em minha vivência ao estagiar no local no período de um ano (2013), identificando assim, a demanda não latente que perpassa os idosos. Serão discorridos os mais variados conceitos referentes a temática geracional, fazendo alusão ao papel do idoso na família e na sociedade, os problemas por eles enfrentados quando se chega à velhice, condicionantes para se poder chegar na terceira idade com qualidade de vida, indicadores do aumento da população idosa no Brasil e no mundo, as novas formas de vivência desse idoso, levando em consideração as mudanças diárias e bruscas ocorridas no mundo globalizado e como se dá a adaptação do idoso em meio essas mudanças, adequando seu estilo de vida, a visão que a sociedade como um todo tem deste idoso. Também elucidaremos quanto aos dispositivos legais que asseguram o direito dos idosos, bem como as violações sofrida por eles. Apresentaremos o processo de lutas referentes ao direito à saúde no Brasil, seus embates e a participação da sociedade, tendo papel crucial para a efetivação desse direito ainda não plenamente realizado nos dias de hoje. Direcionaremos as discussões em torno das políticas sociais no Brasil, enfatizando os principais fatos e o papel do Estado. Traçaremos as discussões acerca da assistência prestada ao idoso no CHMWG, tendo como incógnita se há ou não está efetivação. Abordaremos o papel fundamental do serviço social na área da saúde, discorrendo toda sua importância sem deixar de lado o profissional atuante do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, justificando seu papel e compreendendo a profissão, sendo este um profissional de caráter crítico, investigativo e propositivo. Enfatizaremos sobre o cuidado com o idoso e a inviolabilidade de seus direitos que deve emanar do círculo familiar e se fazer presente em toda a sociedade, reiterando a negação de direitos sofrida por este segmento populacional (terceira idade), não só na sociedade como um todo, mas também no Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7496
Other Identifiers: 2010033191
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As questões_Silva_2014.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.