Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7484
Title: Serviço social no contexto hospitalar: desafios e possibilidades para atuação multiprofissional nos Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte
Authors: Tetéo, Karina Faustino de Carvalho
Keywords: Serviço social;Hospitais Universitários;Multidisciplinaridade;Interdisciplinaridade
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TETÉO, Karina Faustino de Carvalho. Serviço social no contexto hospitalar: desafios e possibilidades para atuação multiprofissional nos Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte. 2015. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A atuação multiprofissional é hoje uma realidade necessária em todos os espaços onde se praticam ações que visam melhorar a qualidade de saúde e de vida das populações. No contexto hospitalar, essa prática se torna indispensável, pois contribui com a integralidade do atendimento e com o estabelecimento de respostas mais efetivas e eficazes aos problemas que envolvem a realidade de cada usuário. Desta forma, esta pesquisa tem como objeto de análise a atuação do Serviço Social no contexto do trabalho multiprofissional dos Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar e analisar como se configura essa atuação, apreender e caracterizar a dinâmica de trabalho multiprofissional, analisar as atribuições do Serviço Social, bem como os desafios e possibilidades de sua atuação nesse contexto, além de buscar identificar e analisar o desenvolvimento da interdisciplinaridade nessa dinâmica de atuação. A ênfase desta pesquisa deu-se a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como principais instrumentos e estratégias de investigação, entrevistas guiadas por um roteiro previamente elaborado e organizado pela pesquisadora, com questões abertas. Para análise dos dados, foi realizada a transcrição das entrevistas, a busca de categorias e pautas com destaque, seleção dos dados e elaboração de esquema de análise. Assim sendo, para discussão e apresentação da análise realizada, este trabalho está estruturado em três capítulos que abordam temáticas e elementos importantes para a compreensão dos fatores que incidem sobre o objeto dessa pesquisa. A partir das entrevistas realizadas observou-se que a prática multiprofissional e a relação interdisciplinar nos HUs do RN, assim como a atuação do Serviço Social nesse contexto, configuram-se como ações difíceis e complexas, pois enfrentam um cenário de contradições inerentes ao nosso tempo, sob o domínio da sociedade capitalista. Assim, apreende-se que a discussão sobre multiprofissionalidade e interdisciplinaridade no contexto hospitalar é de fundamental importância para se tentar desconstruir concepções e ações ancorados historicamente na atuação profissional dos diversos profissionais envolvidos no trabalho em equipe, de forma que essa atuação busque contribuir de forma efetiva para mudança do modelo assistencial e para resolução dos problemas dentro de um processo de discussão em equipe, na perspectiva da integralidade e da transformação da realidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7484
Other Identifiers: 2011044301
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Serviço social_Tetéo_2015.pdfMonografia em Serviço Social1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.