Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7480
Title: Os impactos das condições de trabalho na saúde do assistente social: particularidades no hospital Dr. José Pedro Bezerra – Natal/RN
Authors: Araújo, Elisama Midiam Santos de
Keywords: Trabalho;Saúde;Serviço social;Hospital Dr. José Pedro Bezerra
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Elisama Midiam Santos de. Os impactos das condições de trabalho na saúde do assistente social: particularidades no hospital Dr. José Pedro Bezerra – Natal/RN. 2013. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Trata da inserção do Serviço Social na área da saúde, os embates da política atual e os reflexos na atuação profissional, tendo como objetivo central, desvelar em que medida as condições de trabalho repercutem na saúde dos assistentes sociais, considerando as condições postas pelo modo de produção capitalista. Para isso tomamos como cenário a Divisão do Serviço Social do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, onde aplicamos dez questionários com os assistentes sociais, a fim conhecer as suas condições de trabalho e a relação entre as condições de trabalho e o processo de adoecimento, a partir da visão destes profissionais. Procuramos durante o trabalho apresentar os resultados da pesquisa e as contribuições de autores que tratam da temática proposta. Para isso, fizemos uma abordagem do trabalho no modo de produção capitalista, a partir da organização do trabalho – taylorismo, fordismo e toyotismo – em seus processos de exploração do trabalhador, enfatizando os rebatimentos deste modo de produção na saúde do trabalhador. Discutimos tambémo nascimento e o desenvolvimento do Serviço Social, seus processos de ruptura e seus avanços históricos e teórico-metodológicos, apresentando particularmente a discussão do exercício profissional na área de saúde, a partir dos “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (CFESS, 2010). A partir das falas das entrevistas dos Assistentes Sociais, concluímos que as condições de trabalho e as demandas postas, contribuem, em certa medida, para o adoecimento dos profissionais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7481
Other Identifiers: 2010032594
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElisamaMSA_Monografia.pdfMonografia em serviço social702.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.