Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7476
Title: O exercício profissional do assistente social no instituto nacional do seguro social – INSS no município de Natal/RN
Authors: Maia, Anuska da Silva
Keywords: Previdência social;Serviço social;Exercício profissional;INSS
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAIA, Anuska da Silva. O exercício profissional do assistente social no instituto nacional do seguro social – INSS no município de Natal/RN. 2015. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A Previdência Social, ainda que assentada sob caráter contributivo, condiciona o acesso aos direitos previdenciários que vêm sendo intensamente tensionados pela atual dinâmica de desenvolvimento capitalista, dessa maneira constitui-se espaço importante para o exercício do/a assistente social na perspectiva da defesa pela efetivação e ampliação do acesso aos direitos, apresentando como pressuposto a consolidação da política de Seguridade Social no Brasil. O presente estudo tem por finalidade analisar o exercício profissional do/a assistente social no INSS, órgão responsável pela operacionalização da política previdenciária pública brasileira. Para tanto, realizamos como procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas na Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Natal/RN. A partir da pesquisa qualitativa foi possível analisarmos as ações desenvolvidas, bem como os limites e possibilidades do exercício profissional no espaço sócio-ocupacional previdenciário. O presente trabalho evidencia a importância do trabalho do assistente social no âmbito da política aqui em questão, alicerçado na busca pela materialização do Projeto Ético-Político da Profissão. Compreendendo que a apreensão do exercício profissional do/a Assistente Social no âmbito da Previdência Social se faz urgente e indispensável ao reconhecimento e defesa do trabalho do profissional de Serviço Social neste espaço sócio ocupacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7476
Other Identifiers: 2012041162
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exercício profissional_Maia_2015.pdfMonografia em serviço social975.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.