Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7472
Title: Serviço social na educação: os programas da assistência estudantil e o perfil dos usuários no contexto da expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do RN
Authors: Andrade, Railhany Godeiro de
Keywords: Educação;Serviço social;Assistência estudantil;Expansão do IFRN
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ANDRADE, Railhany Godeiro de. Serviço social na educação: os programas da assistência estudantil e o perfil dos usuários no contexto da expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do RN. 2013. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objeto a análise dos programas do serviço social e o perfil dos usuários dos programas da Assistência Estudantil no contexto da expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tendo como fenômeno social investigado os alunos usuários dos programas de Assistência Estudantil dos Câmpus do IFRN. Os objetivos deste trabalho estão assim definidos: Descrever a expansão dos Institutos Federais e sua interferência nas ações direcionadas a democratização do ensino; Identificar como se dá atuação do serviço social na educação e os limites e possibilidades de atuação do/a assistente social junto aos estudantes, e por fim, analisar como tem se comportado o perfil dos estudantes que se inserem nos programas do Serviço Social no contexto de expansão do IFRN. A metodologia utilizada fundamenta-se na leitura e análise dos dados por meio do método quanti-qualitativo. Por compreender que a teoria é a apreensão e interpretação da realidade tal como ela é, a qual inclui uma visão da totalidade e dos processos do cotidiano, bem como, proporciona um ambiente de construção e transformação. Esses elementos, junto aos dados quantitativos levantados, constituem um aporte da realidade no sentido de avaliar a forma atual de como se configura a proposta de intervenção do serviço social na instituição através dos programas oferecidos por meio da Assistência Estudantil. O estudo é composto de pesquisas bibliográficas com o aporte teórico de autores que versam sobre o tema. A leitura terá como base a análise dos dados, resultados da pesquisa aplicada no Câmpus Natal – Central durante o período de estágio obrigatório em serviço social, e de outra base, referente ao levantamento de dados quantitativos do perfil dos estudantes realizada junto ao setor de dados/informática da reitoria do IFRN. A análise dos dados foi realizada a partir da interpretação do pesquisador em relação aos conteúdos expostos pelo discurso do entrevistado, através dos dados coletados no sistema SUAP e por meio das reflexões acerca da bibliografia consultada e das discussões já consolidadas durante o processo de ensino aprendizagem do estágio obrigatório em Serviço Social na DIGAE realizado durante o período 2012 - 2013.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7472
Other Identifiers: 2009027531
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Serviço social_Andrade_2013.pdfMonografia em serviço social2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.