Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7467
Title: A assistência estudantil: uma análise das bolsas de permanência na Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - UFRN
Authors: Dantas, Marlene Alves
Keywords: UFRN;Programas de permanência;Assistência Estudantil.
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Marlene Alves. A assistência estudantil: uma análise das bolsas de permanência na Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte - UFRN. 2015. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A finalidade do presente trabalho é fazer uma análise acerca da Assistência Estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, o objetivo geral é analisar a visão dos discentes assistidos pelos Programas de Assistência Estudantil da UFRN no que se refere ao acesso e à permanência dos mesmos no ensino superior. Para tanto, desenvolvemos pesquisa qualitativa na qual utilizamos como procedimentos metodológicos a investigação bibliográfica e pesquisa documental, além da pesquisa de campo a partir de entrevistas semi-estruturadas realizada na UFRN com seis discentes inseridos nos Programas de Permanência desta instituição, assim distribuídos: dois bolsistas da bolsa Permanência de apoio técnico, quatro bolsistas da bolsa Permanência do MEC, sendo dois alunos da comunidade quilombola e dois alunos do curso de medicina. Buscou-se abordar alguns pontos sobre as mudanças, os desafios e as perspectivas enfrentadas na educação e no ensino superior no Brasil até a atualidade, com enfoque no surgimento e expansão das Universidades e do ensino no Brasil, as políticas de educação e a Política de Assistência Estudantil no âmbito do Brasil. A análise dos dados foi feita a partir da apreciação do conteúdo das entrevistas. No resultado da pesquisa, evidenciou-se diante da realidade relatada, alguns limites e dificuldades que os estudantes favorecidos destas bolsas perpassaram no contexto desta universidade para permanecerem e concluírem sua graduação de uma forma menos árdua. Vimos também que diante da expansão das universidades e do ensino superior através do incentivo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foi necessário criar políticas de acessos e permanência, para abarcar com a demanda produzida pela entrada de novos ingressantes nas IFES, dentre elas o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, a partir destas, tendo em vista que grande parte dos novos estudantes não tem condições de suprir com as despesas surgidas no decorrer do curso universitário, foram criados os Programas de Assistência estudantil que são executados na UFRN, e em todas as IFES do Brasil. Na realidade específica da UFRN, foram observados ainda alguns elementos que associam a Política de Assistência Estudantil como sendo uma politica de caráter seletiva e focalizada. Diante disso, percebeu-se que os estudantes beneficiários da assistência estudantil passam por diversas dificuldades, desde o acesso até a concessão dos benefícios, assim como algumas limitações que não são superados mesmo sendo contemplados com as bolsas/auxílios.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7467
Other Identifiers: 2011044268
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Assistência estudantil_Dantas_2015.pdfMonografia em Serviço Social860.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.