Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7462
Title: Álcool e alcoolismo: uma análise da efetividade do trabalho com familiares de dependentes do grupo AL-ANON novo rumo (DAS-UFRN)
Authors: Araújo, Patrícia Sabino Amorim de
Keywords: Álcool;Alcoolismo;Enfrentamento;Familiares;Al-Anon
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Patrícia Sabino Amorim de. Álcool e alcoolismo: uma análise da efetividade do trabalho com familiares de dependentes do grupo AL-ANON novo rumo (DAS-UFRN). 2013. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Este trabalho fala da problemática envolvendo o alcoolismo, considerando que o álcool é uma substância que está presente na vida de, praticamente, toda a população, seja ela jovem ou adulta e permeia as mais diversas classes sociais, sem distinguir sexo nem cor. Segundo órgãos da saúde, são padronizadas quantidades dessa bebida que podem ser ingeridas sem oferecer riscos maiores à saúde biopsicossocial dos indivíduos, no entanto, tais quantidades podem ser facilmente ultrapassadas devido aos padrões culturais de inclusão e interação sociais, fazendo com que o consumo seja influenciado pelo desejo de inserção em diversos grupos e status enaltecidos pela sociedade, dentre outros fatores de ordem social que levam o indivíduo a fazer uso excessivo da bebida para fugir a uma realidade, muitas vezes, cruel do ponto de vista da privação de direitos básicos. O uso excessivo, aliado ou não a fatores genéticos, pode levar os consumidores ao estado de dependência e, a partir daí, uma série de fatores e consequências negativas passarão a surgir no cotidiano dessas pessoas e de seus familiares. Nesse sentido, todo o caos que o alcoolismo gera na vida das pessoas vítimas dessa doença, atinge, de forma direta, o restante do ciclo em que ele convive. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo dentro de um grupo de autoajuda destinado à familiares de dependentes, cujo nome é Al-Anon, com o objetivo de conhecer a realidade das famílias vítimas da doença do alcoolismo, bem como os impactos que o Al-Anon causa na vida delas. A pesquisa, através do método da observação participante, que ocorreu em um período de dois meses, bem como a utilização de pesquisas documentais, concluiu que o Al-Anon exerce positiva influência no processo de enfrentamento à problemática do alcoolismo, fornecendo apoio e esperança ao seus membros, como também, mostrou que os dependentes são beneficiados, indiretamente, pelo trabalho com seus familiares que frequentam o grupo. Por fim, a pesquisa tornou possível a crítica aos limites de atuação do Al-Anon, acarretada pela carência de profissionais da saúde em seu funcionamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7462
Other Identifiers: 2008017354
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Álcool e alcoolismo_araújo_2013.pdfMonografia em serviço social1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.