Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7461
Title: A inclusão social da pessoa com deficiência em escolas pública e privada do município de Natal: uma reflexão sobre a atuação do assistente social na educação
Authors: Silva, Karla Katielle Oliveira da
Keywords: Serviço social;Educação inclusiva;Pessoa com deficiência
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Karla Katielle Oliveira da. A inclusão social da pessoa com deficiência em escolas pública e privada do município de Natal: uma reflexão sobre a atuação do assistente social na educação. 2013. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A pesquisa monográfica destaca a atuação do assistente social na defesa por uma educação inclusiva. Apresenta a análise da inclusão social da pessoa com deficiência na educação pública e privada no município de Natal-RN tendo como recorte, duas escolas que foram cenários para o projeto de intervenção de estágio em serviço social que tinha o objetivo geral de estabelecer um estudo comparativo entre ambas. Para isso, a metodologia adotada fundamenta-se nas entrevistas semiestruturada, questionários e pesquisa bibliográfica. Menciona o perfil dos professores, os resultados da avaliação dos docentes e coordenadores pedagógicos quanto às escolas as quais trabalham, considerando os aspectos da acessibilidade na estrutura arquitetônica, salas de recursos multifuncionais, capacitação, a aproximação com a pessoa com deficiência, bem como o desenvolvimento da educação inclusiva no setor público e privado dado ao contexto do neoliberalismo e dos rebatimentos na área educacional. Relata as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino no que se refere à inserção da pessoa com deficiência e o acompanhamento de seu desenvolvimento, contribuindo para a discussão acadêmica acerca do papel do assistente social na escola ressaltando suas atribuições, dentre elas, a mediação na relação entre família, professor e aluno. Afirma que sua prática deve ser pautada nos valores do projeto ético político, além de ter como norte o Código de Ética Profissional de 1993 e Lei de Regulamentação da Profissão (8662/93). Destaca a atuação da Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP-RN) frente às demandas relacionadas às pessoas com deficiência no ambiente escolar apresentando como o poder público na representação do Estado tem se organizado para inclui-las tendo como base as legislações.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7461
Other Identifiers: 2010032705
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inclusão Social_Silva_2013.pdfMonografia em serviço social998.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.