Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7454
Title: A influência da capoeira no processo de sincronização psicomotora em praticantes de capoeira da cidade de Natal/RN.
Authors: Leiros Neto, William Marinho de
Keywords: Sincronização Psicomotora;Funções empáticas;Capoeira
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LEIROS NETO, William Marinho de. A influência da capoeira no processo de sincronização psicomotora em praticantes de capoeira da cidade de Natal/RN. 2018. 15f. Projeto de Pesquisa (Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar. Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: A capoeira é uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira, onde o povo negro e oprimido buscou um sentido para sobreviver através da resistência ao sistema opressor, dai surgindo a luta disfarçada de dança. A psicomotricidade trás como objeto de estudo o indivíduo e suas relações com o corpo, carregado de comportamentos, como o dialogo tônico, fantasmas corporais, jogo simbólico, disponibilidade corporal entre outros que podem vir à tona através do movimento que expressa simbolicamente conflitos pulsões. Com o avanço nos estudos das neurociências surge também uma nova perspectiva para a psicomotricidade, que é a neuropsicomotricidade que tem como modelo de estudo o corpo – motricidade, cérebro – mente através da experiência humana. A sincronização psicomotora está correlacionada as funções empáticas, que são a empatia emocional, empatia cognitiva e a empatia cinestésica. A natureza da pesquisa será aplicada, pois irá propor a apresentar um valor. É aplicada, também pelo fato de vislumbrar o teste de hipóteses em um ambiente de prática esportiva real. Quanto a análise dos dados ela será mista, pois analisará dados de ordem qualitativa e quantitativa. Esperamos ao termino desta pesquisa que de fato a pratica da capoeira promova melhoras na sincronização psicomotora dos capoeiristas, assim melhorando os níveis das funções empáticas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7454
Other Identifiers: 20172001070
Appears in Collections:Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons