Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7452
Title: Serviço social e educação popular: uma análise acerca do perfil pedagógico do assistente social em concordância com a Educação Popular e o Projeto Ético Político do Serviço Social
Authors: Aleixo, Amália Helena Nobre
Keywords: Educação popular;Serviço social;Pedagogia;Formação política
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALEIXO, Amália Helena Nobre. Serviço social e educação popular: uma análise acerca do perfil pedagógico do assistente social em concordância com a Educação Popular e o Projeto Ético Político do Serviço Social. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O presente trabalho traz uma discussão acerca dos perfis pedagógicos do Serviço Social no contexto da construção do seu projeto ético-político. É dentro dessa abordagem que iremos analisar o trabalho do Serviço Social na Fundação Fé e Alegria Natal/RN em especial na sua atuação na atividade de Formação Política, com os grupos de Mulheres e Idosos da unidade de Boa Esperança Zona Norte de Natal, em sua perspectiva metodológica embasada no Movimento de Educação Popular e na filosofia pedagógica de Paulo Freire, que também são base para a atuação a fundação Fé Alegria mundialmente. Assim, o trabalho ressalta a atuação do Serviço Social voltado para os interesses das camadas populares, como uma importante ferramenta de trabalho em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, assim como em defesa da emancipação da classe oprimida. Para tanto, iremos expor a história da fundação Fé e Alegria no mundo, a sua chegada ao Brasil, assim como o contexto histórico, econômico e social no qual ela se inseriu no nosso país. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e observação direta das atividades de Formação Política, desenvolvidas pelo Serviço Social na Fundação Fé e Alegria, faremos uma avaliação histórica dos surgimentos dos movimentos sociais no Brasil, bem como um aprofundamento sobre o termo cultura, para entendermos em que contexto a fundação, que antes de ONG se intitulava unicamente um Movimento de Educação Popular, encontrou as bases para o seu estabelecimento, assim como se desenvolveu a cultura de educação popular no nosso país.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7452
Other Identifiers: 2011044544
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Serviço social_Aleixo_2015.pdfMonografia em serviço social811.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.