Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7376
Title: Crimes informáticos: análise dos processos de criminalização
Authors: Lima, Geilson Carlos Silva de
Keywords: Crimes informáticos;Crimes virtuais;Crimes eletrônicos;Delitos informáticos;Delitos virtuais;Criminologia;Reação social;Processos de Criminalização
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Geilson Carlos Silva de. Crimes informáticos: análise dos processos de criminalização. 2018. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Os processos de criminalização constituem um tema central para o pensamento criminológico atual. Entretanto, mesmo após o legislador brasileiro ter incluído os crimes informáticos no mundo jurídico, nem a ciência penal nem a própria Criminologia deram a devida atenção a esses tipos de delitos. Assim, reconhecendo a deficiência neste campo, o presente estudo, projetando-se além da conduta delitiva e de sua respectiva sanção, característico da dogmática jurídico-penal, e adotando uma postura empírica e multidisciplinar, examina os processos de criminalização dos delitos relacionados à informática. A investigação busca evidenciar os efeitos dos processos de criminalização sobre os indivíduos que cometem crimes informáticos e se tais efeitos diferem daqueles experimentados em relação aos crimes convencionais. Essa hipótese será investigada a partir de uma visão criminológica da reação social, abarcando o delito, o delinquente, a vítima e o controle social (formal e informal) relacionados à realidade criminógena em estudo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7376
Other Identifiers: 2014076327
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Crimes informáticos_Lima_2018.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.