Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7348
Title: (Re)construindo caminhos: uma análise do fazer profissional do Serviço Social com as famílias de pacientes oncológicos pediátricos
Authors: Cortez, Raiana Dantas
Keywords: Serviço social;Família;Câncer infanto-juvenil
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CORTEZ, Raiana Dantas. (Re)construindo caminhos: uma análise do fazer profissional do Serviço Social com as famílias de pacientes oncológicos pediátricos. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A presente monografia resulta da experiência de estágio na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva (Natal/RN) e tem por finalidade apreender o fazer profissional do Serviço Social nos atendimentos aos familiares e os pacientes diagnosticados com câncer infanto-juvenil. Para tanto, foi necessário analisar a complexidade e dinamicidade da categoria família, caracterizar as diversas concepções de arranjos familiares presentes na sociedade brasileira; analisar como as transformações históricas, econômicas e políticas influenciaram na constituição das famílias e o processo de reorganização dos seus integrantes; e, analisar como o diagnóstico positivo para a neoplasia altera o cotidiano das famílias, identificando os limites e as possibilidades da atuação do (da) assistente social. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, visando problematizar os diversos aspectos referentes à problemática estudada, tendo como base teórico-metodológica o método crítico dialético. Os resultados indicaram que, historicamente, a atuação do Serviço Social sempre esteve atrelada ao trabalho com famílias, entretanto, mudanças decorrentes do processo de reconceituação da profissão trouxeram novo viés de abordagens, rompendo, ou deveria, com a concepção conservadora de culpabilização das famílias pelas problemáticas sociais. E, ainda, os desafios enfrentados pelos/as assistentes sociais em responder as demandas e necessidades dos usuários e seus familiares num contexto de desmonte das políticas sociais pelo Estado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7348
Other Identifiers: 2014062161
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(Re)construindo caminhos_Cortez_2018.pdfMonografia1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.