Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7326
Title: Direitos da personalidade e o espetáculo midiático em demandas penais high profile: um estudo do caso Von Richthofen
Authors: Araújo, Victor Gomes de
Keywords: Direitos da personalidade;Dignidade da pessoa humana;Crimes high profile;Mídia;Suzane von Richthofen
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Victor Gomes de. Direitos da personalidade e o espetáculo midiático em demandas penais high profile: um estudo do caso Von Richthofen. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Os direitos da personalidade são garantias fundamentais da pessoa humana num âmbito privado, relacionados aos atributos que ao mesmo tempo dão origem e justificam sua humanidade e lhe propiciam dignidade. A importância dos referidos direitos é, portanto, cristalina, já que o desrespeito a estas garantias significa um ataque direto ao princípio da dignidade da pessoa humana – princípio basilar da Constituição Federal. Entretanto, os direitos da personalidade são facilmente relativizados pela mídia, que se apressa em divulgar toda e qualquer informação sobre aqueles que estão em voga. A situação piora quando os casos em destaque midiático são crimes. Envolvidos em crimes de alta repercussão, portanto, têm sua vida esmiuçada em rede nacional, sendo a vigilância midiática uma pena à qual são condenados antes de seu julgamento e que ultrapassa tal condenação. O presente trabalho tem por fim, então, o resgate da importância dos direitos da personalidade de envolvidos em casos penais high profile – de alta repercussão midiática – no Brasil através de um estudo da efetiva relativização destas garantias no caso de Suzane von Richthofen, possivelmente o crime de maior repercussão na história do país. Para isso, se realiza uma análise da melhor doutrina a fim de chegar à conceituação mais completa possível da referida categoria de direitos. Em seguida, há um estudo do comportamento da mídia enquanto promotora do chamado “espetáculo midiático”. Então, é efetuada uma análise do espetáculo midiático no caso concreto – o caso Von Richthofen –, para, por fim, observar a construção conceitual posta em prática.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7326
Other Identifiers: 2014019895
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Direitos da personalidade_Araújo_2018.pdf532,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.