Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7316
Title: Um olhar para inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência e sua qualificação profissional no âmbito da subcoordenadoria para integração da pessoa com deficiência (CORDE) Natal/RN
Authors: Silva, Millena Lira
Keywords: Trabalho;Pessoa com deficiência;Qualificação
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Millena Lira. Um olhar para inserção no mercado de trabalho da pessoa com deficiência e sua qualificação profissional no âmbito da subcoordenadoria para integração da pessoa com deficiência (CORDE) Natal/RN. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta monografia é fruto da minha vivência no campo de estagio (obrigatório) realizado a partir do sexto período da graduação, na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), através dela conheci a Subcoordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência (CORDE/RN). Surgiu-me interesse de saber como a instituição realizava sua atuação junto a pessoa com deficiência e o mercado de trabalho. Este trabalho tem como objetivo analisar como é desenvolvido na CORDE/RN, o direito à qualificação profissional dos usuários, a partir da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Nesse proposito e contribuindo para a compreensão sobre esta temática, foi necessário contextualizar a importância da categoria trabalho e suas relações sociais, reestruturação produtiva no mundo, destacando as mudanças ocorridas com a chegada do neoliberalismo no Brasil em 1990, observando o contexto histórico da pessoa com deficiência relacionado ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, foram utilizados dados quantitativos coletados no acervo institucional e qualitativos baseado na observação do campo. A leitura, articulação e análise dos dados foram feitos a partir de uma fundamentação critico-dialética fazendo uma reflexão sobre seletividade e exclusão multifuncional, observando o lugar da pessoa com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Levantamos a importância da qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho através dos procedimentos tomados pela subcoordenadoria (CORDE/RN), para integração da pessoa com deficiência. No analisar dos dados obtidos, fica claro a escassez da oferta de trabalho para pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Natal e nas regiões metropolitanas, haja vista que, grande maioria possui qualificação, experiência profissional e habilidades para estarem inseridos no mercado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7316
Other Identifiers: 2014087750
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Um olhar para inserção_Silva_2018.pdfMonografia899.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.