Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7314
Title: Composição corporal de bailarinas: Estudo comparativo com desportistas e sedentárias
Authors: Torres, Carlos Henrique de Medeiros
Keywords: Absorciometria por dupla energia de raios-X; bailarinas; massa gorda; massa livre de gordura
Issue Date: 11-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TORRES, Carlos Henrique de Medeiros. Composição corporal de bailarinas: Estudo comparativo com desportistas e sedentárias. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2018.
Portuguese Abstract: A demanda de um corpo ideal para a prática de ballet clássico faz com que suas praticantes busquem cada vez mais padrões estéticos de magreza. A avaliação da composição corporal tem se tornado cada vez mais útil para melhorar o desempenho e regimes de treinamentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a composição corporal de bailarinas de nível intermediário/avançado com desportistas e sedentárias. Foi avaliada a massa gorda (MG) e massa livre de gordura (MLG) das participantes utilizando o método de absorciometria por dupla energia de raios-X, que é um método de referência para a avaliação da composição corporal. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Foram encontradas diferenças entre a composição corporal dos três grupos avaliados (p<0,05) no qual os três diferiram entre si, sendo bailarinas com menor MG e maior MLG que desportistas e sedentárias.
Abstract: A demanda de um corpo ideal para a prática de ballet clássico faz com que suas praticantes busquem cada vez mais padrões estéticos de magreza. A avaliação da composição corporal tem se tornado cada vez mais útil para melhorar o desempenho e regimes de treinamentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a composição corporal de bailarinas de nível intermediário/avançado com desportistas e sedentárias. Foi avaliada a massa gorda (MG) e massa livre de gordura (MLG) das participantes utilizando o método de absorciometria por dupla energia de raios-X, que é um método de referência para a avaliação da composição corporal. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Foram encontradas diferenças entre a composição corporal dos três grupos avaliados (p<0,05) no qual os três diferiram entre si, sendo bailarinas com menor MG e maior MLG que desportistas e sedentárias.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7314
Other Identifiers: 20150147640
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComposiçãoCorporalBailarinas_2018_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo766,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons