Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7311
Title: Questão ambiental e serviço social: uma análise crítica dos trabalhos publicados no XV ENPESS
Authors: Santos, Joselma Ramos Carvalho
Keywords: Questão socioambiental;Relações sociais de produção capitalistas;XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Joselma Ramos Carvalho. Questão ambiental e serviço social: uma análise crítica dos trabalhos publicados no XV ENPESS. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O desenvolvimento técnico-científico, em todas as suas fases, tem ocasionado ao mundo transformações culturais, socioeconômicas e políticas e cada vez mais viabilizado incrementos tecnológicos e infraestruturas com capacidade de acolher a humanidade em todas as suas necessidades, desde aquelas elementares e materiais, como abrigo, alimento, meios de locomoção, saúde; até as ligadas às subjetividades dos sujeitos, como satisfação e bem-estar. Contudo, os arranjos relacionais que foram se criando em torno da produtividade, conformando o capitalismo monopolista voltado para uma concepção cumulativa, financista, de supremacia territorial, de modo global têm impulsionado circunstâncias de extrema contradição. Trata-se de uma conjuntura que preserva a concentração de renda e naturaliza o recrudescimento das desigualdades socioambientais como algo imanente ao próprio sistema. Conquanto, na contramão de tudo isso, o Serviço Social brasileiro se apresenta como uma profissão vinculada a um projeto social democrático e se coloca em prol da plena liberdade humana e dos interesses da classe trabalhadora, fazendo recusa intransigente de todo e qualquer tipo de exploração. Por tal perspectiva, o trabalho ora apresentado tem por objetivo verificar o pensamento presente nos debates do Serviço Social acerca da questão ambiental, já que, assim como a questão social, essa também é oriunda das relações sociais de produção capitalistas. Para tanto, através de pesquisas bibliográfica e documental, e com base na técnica de análise de conteúdo, foram analisados quinze trabalhos publicados no XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, no eixo temático “Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social”, ocorrido no ano 2016 em Ribeirão Preto/SP. Das análises, observou-se grande inquietude dos pesquisadores com os níveis de exploração interpostos nos processos de trabalho; descrédito do propósito sustentável; e distanciamento acadêmico de inferências diretamente relacionadas ao tema questão ambiental.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7311
Other Identifiers: 2014091397
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Questão ambiental_Santos_2018.pdfMonografia763.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.