Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7303
Título: A precarização do trabalho dos assistentes sociais no âmbito da saúde pública
Autor(es): Silva, Maria Miclécia da
Palavras-chave: Assistente social;Precarização do trabalho;Saúde;Serviço social;Neoliberalismo;Política Social
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Maria Miclécia da. A precarização do trabalho dos assistentes sociais no âmbito da saúde pública. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018
Resumo: Esta monografia apresenta uma discussão sobre a precarização do trabalho do assistente social na saúde. Tal pesquisa é fruto de inquietações apreendidas no decorrer do curso de serviço social, na vivência do estágio obrigatório realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no ano de 2013, bem como da vivência na área hospitalar, atuando como técnica em enfermagem. O objetivo geral foi analisar o processo de precarização do trabalho do assistente social no âmbito da saúde, tendo como objetivos específicos problematizar a política de saúde no contexto político contemporâneo, e identificar como se apresenta a precarização do trabalho do assistente social especificamente na clinica médica Dr. Leônidas Ferreira. A pesquisa é de natureza/abordagem qualitativa, e, no que se refere ao procedimento metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e uma entrevista com a assistente social da clínica médica supracitada. As categorias de análises do nosso trabalho foram: Saúde, Precarização do trabalho do assistente social, Serviço social e saúde, Neoliberalismo, Política social. Como resultados, podemos destacar que o momento de desregulamentação das legislações tem implicações diretas no trabalho do assistente social e na forma como ele realiza o atendimento em âmbito hospitalar, sendo necessário a essa categoria profissional construir estratégias coletivas de resistência ao modelo de saúde imposto pelo capital na contemporaneidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7303
Outros identificadores: 2009027450
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A precarização do trabalho_Silva_2018.pdfMonografia em Serviço Social528,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.