Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7299
Title: Preconceitos contra gays no mercado de trabalho: um estudo com gays participantes do fórum LGBT Potiguar Natal/RN
Authors: Silva, Jailza Teixeira da
Keywords: Preconceitos;Mercado de trabalho;Homosexualidade
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Jailza Teixeira da. Preconceitos contra gays no mercado de trabalho: um estudo com gays participantes do fórum LGBT Potiguar Natal/RN. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Os homossexuais são historicamente marginalizados pela sociedade brasileira. Sua prática é, por muitos, considerada pecado, sodomia; e, até mesmo, crime. Este trabalho tem como escopo analisar as situações de preconceito envolvendo a inserção de homossexuais masculinos no mercado de trabalho. Tendo como lócus da pesquisa o Fórum LGBT Potiguar em Natal/RN. Os entrevistados são um total de cinco (5) e os procedimentos metodológicos contemplam levantamento de literatura e pesquisa bibliográfica, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas e direcionadas aos homens homossexuais participantes do Fórum LGBT Potiguar de Natal/ RN. O período da pesquisa compreende os meses de abril a junho de 2018. No que concerne à esfera trabalhista, nos últimos anos com a diminuição dos postos de trabalho e a sua, consequente, precarização, torna-se cada vez mais visível a dificuldade para acessar o mercado de trabalho. Ressalte-se que, ainda no âmbito laboral, os homossexuais são tratados de forma desigual em relação aos demais funcionários, heterossexuais. Isso é característica marcante de uma sociedade que enfatiza os padrões heteronormativos, característica essa amplamente disseminada. Os resultados obtidos evidenciam que a maioria dos participantes da pesquisa sofre preconceito ao se inserir no mercado de trabalho, bem como no ambiente familiar; tendo em vista que muitos familiares não os aceitarem devido à orientação sexual. Mesmo quando procuram se qualificar profissionalmente, recebem salários menores, além de terem mais dificuldades para ascender profissionalmente. Ademais, há um outro agravante, o assédio moral ao qual essas pessoas são submetidas. Em apartada síntese, podemos perceber que as situações discriminatórias e preconceituosas não ocorrem apenas na esfera trabalhista, mas em todo meio social e familiar. Depreende-se desse estudo que, apesar dos pequenos avanços ao longo dos anos, ainda há muitos retrocessos em relação às condições de vida e trabalho dos homossexuais, o que requer o fortalecimento das lutas LGBT’s no combate aos preconceitos e em defesa de um mundo em que não haja discriminação, mas sim respeito ao outro, ao diferente, à diversidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7299
Other Identifiers: 2014091430
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Preceitos contra gays_Silva_2018.pdfMonografia em Serviço social1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.