Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7297
Title: O trabalho do assistente social na saúde mental: reflexões sobre CAPS AD-Álcool e outras drogas no município de Natal/RN
Authors: Santos, Maria Necy Rodrigues dos
Keywords: Serviço social;Saúde mental;Centro de Atenção Psicossocial Social
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Maria Necy Rodrigues dos. O trabalho do assistente social na saúde mental: reflexões sobre CAPS AD-Álcool e outras drogas no município de Natal/RN. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho apresenta reflexões a respeito da inserção do Serviço Social na Saúde Mental, em particular no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD. Objetiva analisar as particularidades do trabalho do Assistente Social: compreender os principais desafios existentes nesse espaço sócio-ocupacional para o serviço social. O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa de natureza documental e bibliográfica, contribuindo nessa pesquisa também as experiências e vivências decorrentes do estágio curricular obrigatório em Serviço Social na referida instituição. O método foi o histórico dialético, por considerá-lo de suma importância para que se desenvolva uma análise crítica e reflexiva sobre a realidade a ser pesquisada, compreendendo a historicidade dos fatos e dos sujeitos, como seres humanos dotados de capacidade para interferir e transformar a realidade. O trabalho está organizado de forma a apresentar a historicidade da saúde mental, da reforma psiquiátrica no Brasil e como o Assistente Social se inseriu como profissional também no campo da saúde das instituições públicas e privadas. Sendo apresentados os desafios enfrentados no seu cotidiano o campo de atuação. Os resultados apontaram possíveis respostas para a problematização do trabalho do Assistente Social na Saúde Mental, apontando os desafios para atuação nessa área que dizem respeito a correlação de forças entre o Serviço Social e outras profissões da saúde que atuam no CAPS AD, o desafio da Assistente Social assegurar o sigilo das informações a respeito dos atendimentos aos usuários e familiares. Mesmo em meio a essa situação percebe-se o esforço do Serviço Social e de outros profissionais da equipe multidisciplinar no sentido de encontrar estratégias que venha a rebater essas contradições a fim de diminuir os impactos na qualidade da prestação dos serviços inerentes ao CAPS e que são destinados aos usuários.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7297
Other Identifiers: 2014091440
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O trabalho do assistente_Santos_2018.pdfMonografia em serviço social732.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.