Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7288
Title: A inclusão na educação superior: uma análise das questões relativas ao acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Lima, Amanda Pereira Soares
Keywords: Educação superior;Inclusão;Pessoas com deficiência
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Amanda Pereira Soares. A inclusão na educação superior: uma análise das questões relativas ao acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objeto de pesquisa a inclusão de pessoas com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objetivando, nessa perspectiva, apreender o processo de inclusão de pessoas com deficiência física na educação superior na universidade supracitada. Para o desenvolvimento dessa reflexão, os objetivos específicos a que este trabalho se propôs consistiram em caracterizar as políticas de inclusão na realidade brasileira; verificar os mecanismos de ingresso e permanência das pessoas com deficiência na educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e inferir as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência física no que se refere às formas de acesso e permanência na educação superior. A pesquisa foi fruto do trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Serviço Social da UFRN como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Serviço Social. A opção teórico-metodológica do estudo primou pelo método materialista histórico-dialético para a sua condução, fazendo uso da análise bibliográfica e documental, além da utilização de entrevista semiestruturada realizada com três discentes com deficiência física e uma assistente social lotada na Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). Foi escolhida ainda como recurso metodológico a análise de conteúdo. Pode-se concluir através do referido estudo que, apesar de a UFRN desde 2010 possuir um órgão responsável pela eliminação das barreiras existentes em torno das pessoas com necessidades especiais, visando garantir a sua inclusão no espaço universitário, ainda existem barreiras reais ao se tratar do acesso e da permanência desse público no ensino superior, especificamente barreiras atitudinais e arquitetônicas, as quais suprimem condições necessárias dos sujeitos para a plena e independente fruição de suas potencialidades e do convívio social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7288
Other Identifiers: 2014045661
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A inclusão na Educação_Lima_2018.pdfMonografia em serviço social2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.