Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7262
Title: Efeito da ginástica laboral na qualidade de vida dos servidores terceirizados do Restaurante Universitário - UFRN
Authors: Brito, Luan Fernandes de
Keywords: Ginástica laboral;Qualidade de vida no trabalho;Saúde do trabalhador
Issue Date: 31-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRITO, Luan Fernandes. Efeito da ginástica laboral na qualidade de vida dos servidores terceirizados do Restaurante Universitário - UFRN. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O objetivo geral desse estudo foi avaliar a qualidade de vida dos servidores terceirizados do restaurante universitário que praticam a Ginástica Laboral. Essa pesquisa foi aplicada, por meio de um estudo transversal. Quanto à abordagem foi quantitativa, com delineamento pre-experimental, do tipo com testes pré e pós-tratamento de um grupo. A amostra foi do tipo intencional, não probabilística. Foram selecionados 8 servidores terceirizados de um total de 58, de ambos os sexos e numa faixa etária entre 20 a 65 anos. Foi utilizado para verificar a variável dependente o questionário de qualidade de vida Pentáculo do Bem estar. A variável independente tratou-se da Ginástica Laboral, cujo programa foi desenvolvido pelo professor Raimundo Nonato Nunes, e adaptado por Luan Fernandes de Brito. Ao final das intervenções, a qualidade de vida dos servidores terceirizados do restaurante universitário que praticam a Ginástica Laboral foi aprimorada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7262
Other Identifiers: 2014079033
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitodaginásticalaboralnaqualidadedevida_Brito_2018Texto Completo1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons