Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7245
Title: Responsabilidade social no setor público: aplicação do balanço social na Prefeitura Municipal de Natal no período de 2012 a 2016
Authors: Paiva, Vanessa Freire
Keywords: Setor público;Balanço social;Responsabilidade social
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAIVA, Vanessa Freire. Responsabilidade social no setor público: aplicação do balanço social na Prefeitura Municipal de Natal no período de 2012 a 2016. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O aumento no número de acessos no portal da transparência somado à criação de novos mecanismos de controle social demonstra o interesse cada vez maior da sociedade em acompanhar a destinação dos recursos geridos pelo setor público. Considerando que nessa esfera há escassez de demonstrativos que, além de informações econômico-financeiras, apresentam aquelas de cunho social e ambiental, o objetivo deste trabalho foi identificar o grau de responsabilidade social desenvolvido pela Prefeitura de Natal no período de 2012 a 2016. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa e a coleta de dados para a elaboração do demonstrativo foi realizada em diversas secretarias municipais, em portais de estatísticas e nos demonstrativos contábeis. Os resultados obtidos mostram que o órgão estudado ainda não desenvolve práticas de responsabilidade social de forma consciente, a exemplo dos baixos investimentos realizados na área ambiental e falta de controle sobre o corpo funcional como a quantidade de cargos de chefia ocupados por grupos minoritários. Ainda que o município tenha apresentado Índices de Desenvolvimento Humano – IDH superiores à média estadual, os crescentes gastos com folha de pagamento e número de servidores ativos tendem a comprometer uma parcela significativa dos recursos públicos que poderiam ser investidos em áreas prioritárias, aquelas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7245
Other Identifiers: 2013075334
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Responsabilidade Social_Paiva_2018.pdfMonografia em ciências contábeis850.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.