Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7244
Título: Perícia contábil aplicada em contratos do sistema financeiro de habitação: estudo de caso
Autor(es): Silva, Rudson da Costa
Palavras-chave: Perícia judicial;Tabela price;Solução do Litígio
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Rudson da Costa. Perícia contábil aplicada em contratos do sistema financeiro de habitação: estudo de caso. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Este estudo objetivou analisar a influência da perícia judicial do sistema financeiro de habitação que utilizam a Tabela Price. Além disso, houve os propósitos de identificar no processo judicial do Sistema Financeiro de Habitação o prejudicial efeito da presença dos juros não pagos como base de cálculo, no saldo devedor formado, para incidência de novos juros e encargos admissíveis e de constatar se existe ou não uma dívida menor e mais justificada ao mutuário com a separação dos juros não pagos do saldo devedor final gerado. Ao atendimento desse fim, foram usados um estudo de caso e pesquisas bibliográficas para a elucidação do motivo de ocorrência desse problema e para identificar a influência positiva do exame técnico e imparcial da perícia judicial, no reconhecimento do danoso efeito dos juros não pagos do sistema financeiro de habitação, que utilizam a Tabela Price. Pelas situações onde essa complicação exista nas celebrações de contratos do Sistema Financeiro de Habitação com previsão da Tabela Price, é salutar destacar a reflexão da necessidade de ações à eliminação dos efeitos prejudiciais, pelo menos em parte quando há essa separação da base de cálculo, atribuídos aos juros não pagos, como forma de evitar a cobrança de valores excessivos e, ademais, é decerto aconselhável fomentar o aprofundamento de demais análises em defesa da garantia da, nos financiamentos imobiliários, existência de significativas amortizações positivas. Por fim, o resultado do trabalho pericial apresentado no estudo de caso representou uma prova técnica fundamental à tomada de decisão necessária à solução do litígio, esse sendo um caráter inerente da influência da perícia contábil.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7244
Outros identificadores: 2012915152
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perícia contábil_Silva_2018.pdfMonografia em ciências contábeis1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.