Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7241
Title: Relação dos indicadores de desempenho e de estrutura de capital com o valor de mercado: uma análise nas empresas listadas na B3 no período de 2010 a 2016
Authors: Silva, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da
Keywords: Demonstrativos contábeis;Indicadores financeiros de desempenho;Valor de mercado
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da. Relação dos indicadores de desempenho e de estrutura de capital com o valor de mercado: uma análise nas empresas listadas na B3 no período de 2010 a 2016. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo apurou a relação entre os indicadores financeiros de desempenho e estrutura de capital e o valor de mercado das companhias listadas na B3, por meio da análise de sete variáveis, sendo elas: ROE, ROI, EBITDA, EVA, FCO, Composição de endividamento e Participação de capital de terceiros. Desse modo, tem-se como objetivo geral analisar a relação dos indicadores financeiros de desempenho e estrutura de capital com o valor de mercado das empresas listadas na B3 no período de 2010 a 2016. Apresentando como justificativa o fato de que os indicadores utilizados não foram abordados em forma conjunta em outras pesquisas utilizadas para realização do trabalho, visando também complementar outros trabalhos já produzidos, trazendo novas análises de indicadores financeiros de desempenho e de capitais. Os dados foram extraídos da base de dados da plataforma Bloomberg®, sendo amostra é composta por 183 empresas e compreendendo como período de análise os anos de 2010 a 2016. Os resultados indicaram que todas as variáveis foram significantes e que o EBITDA e o ROI apresentaram significância positiva. As variáveis PCT e CE se comportam de maneira negativa em relação ao valor de mercado, sendo explicado por serem indicadores relacionados com o endividamento das empresas. Pode-se observar também que a variável EBITDA apresentou uma maior correlação com os demais indicadores. Além disso, as variáveis PCT e CE apresentam a maior correlação positiva entre si com um percentual de correlação de 48,82%.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7241
Other Identifiers: 2015004108
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação dos indicadores_Silva_2018.pdfMonografia em ciências contábeis513,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.