Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7239
Title: Análise do comportamento das arrecadações próprias da união e o seu reflexo nas finanças dos estados, Distrito Federal e municípios
Authors: Medeiros, Marcos Roberto Soares de
Keywords: Governo federal;Tributos federais;COFINS;Receita federal;ICMS
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Marcos Roberto Soares de. Análise do comportamento das arrecadações próprias da união e o seu reflexo nas finanças dos estados, Distrito Federal e municípios. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O objetivo do estudo é Verificar se o Governo Federal adotou políticas de desoneração fiscal sobre tributos partilhados com os Estados e Municípios. O estudo do trabalho é baseado sobre os tributos federais IPI, COFINS, PIS, CSLL e IRRF, e o ICMS, imposto de competência estadual. Os dados foram coletados do site da Receita federal do Brasil, e consequentemente, os valores monetários e percentagens durante os anos de 1999 a 2015 dos tributos federais e estadual em questão. Tabelas e gráficos foram elaborados para demonstrar a variação dos tributos no período analisado. Dessa forma, os montantes demonstrados em tabelas e gráficos tem como objetivo expressar a variação dos tributos, e qual o seu impacto econômico-financeiro nas contas dos Estados e Municípios, dentre os anos de 1999 e 2015, levando em consideração o índice do IPCA-E e os tributos IPI, COFINS, PIS/PASEP, ICMS, IRRF e CSLL. A pesquisa sugere que medidas adotadas pelo Governo Federal afetaram as arrecadações distribuídas aos Estados, Distrito Federal e municípios.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7239
Other Identifiers: 2012971492
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise do comportamento_Medeiros_2018.pdfMonografia em ciências contábeis504.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.