Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7238
Title: Métodos contábeis aplicados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás: um estudo de caso na Petrobras
Authors: Medeiros Junior, Nilton Alexandre
Keywords: Petróleo;Custo total;Esforços bem-sucedidos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS JUNIOR, Nilton Alexandre. Métodos contábeis aplicados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás: um estudo de caso na Petrobras. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar a influência dos métodos contábeis aplicados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás no lucro líquido e nos tributos incidentes sobre ele, entre 2010 e 2013 a partir do balanço auditado apresentado à Comissão de Valores Mobiliários pela Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras). Foram considerados na pesquisa os dois métodos aceitos pela SEC (Securities and Exchange Commission), o método do custo total (full cost) e o método dos esforços bem-sucedidos (successfull efforts). Diante disso, foi feito uma simulação com os dois métodos no resultado publicado pela companhia durante esse período. Apresenta-se ainda as características principais dos dois métodos, abordando com maior ênfase o método dos esforços bem-sucedidos, uma vez que é o mais utilizado atualmente pelas maiores petrolíferas do mundo. Finalizando com a apresentação dos gastos associados à indústria de petróleo e gás: gastos de aquisição, gastos de exploração, gastos de desenvolvimento e gastos de produção. Foi verificado que o uso do método dos esforços bem-sucedidos em detrimento ao do custo total na contabilização de gastos das atividades de exploração e produção de petróleo e gás, influencia diretamente no lucro líquido e nos impostos sobre ele incidentes, os quais sofreram variações pertinentes. Mostra-se importante a uniformidade na apropriação desses gastos para a possibilitar a comparação entre exercícios financeiros.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7238
Other Identifiers: 2015004485
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Métodos contábeis_Medeiros Junior_2018.pdfMonografia em ciências contábeis1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.