Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7233
Título: A contabilidade e as novas tecnologias: um levantamento do perfil de escritórios virtuais de contabilidade no Brasil
Autor(es): Barbosa, Laise Maria Rodrigues
Palavras-chave: Escritórios virtuais;Contabilidade;Serviços virtuais;Contabilidade online
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Laise Maria Rodrigues. A contabilidade e as novas tecnologias: um levantamento do perfil de escritórios virtuais de contabilidade no Brasil. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Uma das funções da contabilidade é gerar informações econômico-financeiras de determinada entidade. Tais informações servem para os seus mais diversos usuários terem o conhecimento sobre os investimentos e a longevidade das organizações e, desta forma, dão suporte ao processo decisório dos gestores. A contabilidade presta vários serviços através dos escritórios que, em seu formato tradicional, existe em um ambiente físico onde esses serviços são efetuados e enviados para os clientes, dando a opção, também, de o empresário poder comparecer ao escritório e se reunir pessoalmente com o contador para entender algumas questões de sua empresa e etc. Porém, com o avanço da tecnologia, esse serviço ganhou um formato virtual. Dessa forma, os clientes poderão ter acesso a importantes informações financeiras de suas empresas através do acesso às plataformas virtuais. O objetivo do presente estudo consiste em fazer um levantamento do perfil desses escritórios virtuais de contabilidade no Brasil, a fim de saber quais são os tipos de serviços ofertados por eles, quais são os preços praticados, em qual parte do país essa modalidade está mais atuante, por quanto tempo está desempenhando as suas atividades nesse formato online. Trata-se de uma pesquisa descritiva, e os dados levantados foram extraídos através de consultas aos portais virtuais de escritórios, e, em seguida, analisados. Os resultados mostraram que nos últimos 5 anos os escritórios virtuais de contabilidade vêm crescendo no país, a quantidade praticamente dobrou nesse tempo. Os preços praticados são, realmente, competitivos no mercado. Esse segmento está presente especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, como trata-se de um serviço remoto, esses escritórios acabam sendo concorrentes indiretos entre as regiões do país.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7233
Outros identificadores: 2013003308
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contabilidade_Barbosa_2018.pdfMonografia em Ciências Contábeis498,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.