Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7229
Title: Avaliação econômica de investimento: estudo de caso em uma usina de energia solar implantada por uma instituição pública de ensino
Authors: Pereira, Rayonara Medeiros
Keywords: Energia solar fotovoltaica;Análise econômica;Payback;Valor presente líquido;Taxa Interna de retorno
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Rayonara Medeiros. Avaliação econômica de investimento: estudo de caso em uma usina de energia solar implantada por uma instituição pública de ensino. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O propósito do presente trabalho é de avaliar a viabilidade econômica da implantação de uma usina de energia solar fotovoltaica realizada por uma instituição pública de ensino. A pesquisa se classifica em qualitativa, quanto à abordagem; descritiva, quanto aos objetivos; e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como estudo de caso, bibliográfica e documental. A usina em questão iniciou suas atividades em 2016 e, desde então, vem tendo seus dados monitorados pela administração da instituição. Dessa forma, a avaliação econômica foi desenvolvida com base nessas informações e em outros documentos relacionados ao projeto. Três métodos de avaliação de investimentos foram utilizados: o Payback (efetivo, médio e descontado), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Além da análise dos dados projetados, foi realizada uma análise comparativa entre os dados reais de produção e os dados estimados para os primeiros 19 meses de operação da usina. Os resultados mostraram um payback efetivo de 10 anos e 10 meses, médio de 4 anos e 10 meses e o descontado de 18 anos e 2 meses, aproximadamente. O VPL encontrado foi de R$ 476.185,81 e a TIR foi de 11,93%. Os resultados revelaram que o projeto da implantação de energia solar fotovoltaica na instituição de ensino pesquisada é viável, pois demonstrou que o retorno do capital se dará num prazo menor que a sua vida útil, a taxa interna de retorno remunera mais do que a taxa mínima de atratividade e a expectativa de rendimentos futuros é superior aos valores dispendidos no momento inicial. A análise comparativa dos dados reais e projetados mostrou que a usina vem trazendo resultados bem próximos aos valores estimados, mesmo com uma limitação causada por um problema em um dos inversores. Portanto, conclui-se que o projeto se mostra economicamente viável, pois traz benefícios financeiros, como também benefícios ambientais, com a redução de impactos na geração de energia e a contribuição na diversificação da matriz energética brasileira. Por fim, para pesquisas futuras, a sugestão é que este modelo de pesquisa seja aplicado em empresas de variados segmentos, ampliando os métodos de avaliação e aumentando o período de análise.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7229
Other Identifiers: 2013035580
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação econômica_Pereira_2018.pdfMonografia em ciências contábeis402.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.