Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7225
Title: A percepção dos estudantes de ciências contábeis da UFRN em relação a accountability e transparência nas instituições religiosas
Authors: Costa, Jonathas Mikael Rodrigues da
Keywords: Terceiro setor;Instituições religiosas;Accountability,;Prestação de contas e transparência
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Jonathas Mikael Rodrigues da. A percepção dos estudantes de ciências contábeis da UFRN em relação a accountability e transparência nas instituições religiosas. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Com o crescimento do Terceiro Setor no Brasil e das entidades com as mais diversas finalidades torna necessário estudos sobre tais organizações. O Terceiro Setor que abrange diversos tipos de entidades tais como: as associações; fundações; organizações religiosas; partidos políticos; e outros. Torna-se um objeto de estudo, tendo em vista agrupar entidades com diversas características distintas. Este trabalho tem como objetivo conhecer a percepção dos estudantes do curso de graduação em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relação a Accountability e Transparência das instituições religiosas. A contribuição deste trabalho é ressaltar a importância ao estudo mais aprofundado e detalhado sobre accountability (prestação de contas) e transparência das entidades do terceiro setor, em especial às instituições religiosas. Para alcançar os resultados necessários para as análises, foi realizado uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja amostra foi de 188 questionários aplicados aos alunos de ciências contábeis da UFRN. Os achados do estudo evidenciaram que 96,28% dos entrevistados acreditam que é importante a transparência nas instituições religiosas, e que 70,21% não acreditam que as instituições religiosas sejam transparentes. Com base nas respostas de 42,55% dos entrevistados conclui-se que quanto maior o nível de transparência nas instituições religiosas, maior será o nível de credibilidade e confiabilidade das mesmas, o que poderá proporcionar as instituições religiosas uma maior arrecadação de doações financeiras por parte dos seus doadores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7225
Other Identifiers: 2010015134
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepção dos estudantes_Costa_2018.pdfMonografia em Ciências Contábeis492.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.