Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7214
Title: Transparência e evidenciação contábil das organizações do terceiro setor: uma análise das demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos de Natal/RN
Authors: Fernandes, Izabel Cristina Simão
Keywords: Terceiro setor;Demonstrações contábeis;Transparência;Conformidade
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Izabel Cristina Simão. Transparência e evidenciação contábil das organizações do terceiro setor: uma análise das demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos de Natal/RN. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este estudo tem como principal objetivo demonstrar o nível de transparência e evidenciação na aplicação das normas contábeis e legislações vigentes nas demonstrações contábeis das organizações do terceiro setor. Tendo em vista que os relatórios contábeis divulgam informações de ordem patrimonial, financeira e também sócio-econômica, é de fundamental importância analisar se estas atendem aos pressupostos contidos na legislação e também demonstram um nível mínimo de transparência e fidedignidade quanto a correta aplicação dos recursos aportados nestas instituições, haja vista a necessidade de fiscalização e o acompanhamento da destinação dos recursos aplicados em ações sociais ou qualquer atividade, sejam esses recursos públicos ou advindos de doações. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva para análise das demonstrações contábeis publicadas ou disponibilizadas de alguma forma pelas organizações do terceiro setor da cidade de Natal/RN. O nível de transparência das organizações foi medido através da conformidade das suas demonstrações contábeis com relação ao que diz a norma. Os principais resultados apontam que 67% das organizações pesquisadas não aplicam a NBC TG 7 – Doações e Subvenções de um modo geral, e o mesmo percentual repete-se quanto trata-se de divulgar suas contas de resultado de forma segregada em com/sem restrição, ou seja, considera-se que mais da metade das organizações estudadas não atendem por completo a norma contábil bem como o número de entidades que divulgam seus resultados ainda são bastante escassas. O estudo justifica-se por colaborar nas discussões acerca do tema terceiro setor, principalmente em seus aspectos legais e normativos que atendam às necessidades de divulgação dessas organizações.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7214
Other Identifiers: 2013075209
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Transparência e evidenciação_Fernandes_2018.pdfMonografia em ciências contábeis496.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.