Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7202
Title: Interdisciplinaridade entre odontologia-fonoaudiologia: importância e aplicação clínica
Authors: Lopes, Ana Patrícia de Freitas
Keywords: Relações Interprofissionais;Odontologia;Fonoaudiologia
Issue Date: 19-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOPES, Ana Patrícia de Freitas. Interdisciplinaridade entre odontologia-fonoaudiologia: importância e aplicação clínica. 2018. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: As instituições formadoras de profissionais na área da saúde vêm enfrentando o desafio de institucionalizar a interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos seus cursos. A Odontologia e a Fonoaudiologia, por possuírem o mesmo local de atuação: o Sistema Estomatognático, tem a responsabilidade de trabalhar conjuntamente, na perspectiva interprofissional. Objetivo: O estudo avalia qual a percepção dos alunos de Odontologia da UFRN sobre a importância da integralidade na prática clínica, bem como esclarece a importância do trabalho interdisciplinar na área da saúde, com enfoque na associação entre Odontologia e Fonoaudiologia. Métodos: O estudo foi composto pela totalidade dos alunos do curso de graduação em Odontologia da UFRN em atuação clínica, durante o primeiro semestre de 2018, incluindo alunos do 4º ao 9º período. Foi entregue um questionário contendo treze (13) questões. Posteriormente, as respostas presentes nos questionários foram inseridos em gráficos realizados no programa Microsoft Office Excel e avaliadas. Resultados: Em relação ao encaminhamento fonoaudiológico, a resposta afirmativa apresentou valores baixos (4%). Para os encaminhamentos de outras especialidades, 62% dos participantes responderam afirmativamente, sendo 84% de referências ao Médico, 3,5% ao Nutricionista, 9% ao Psicólogo e 3,5% ao Fisioterapeuta. 25% dos alunos participam de projetos envolvendo fonoaudiólogos ou alunos de fonoaudiologia. 96% dos participantes acreditam que necessita melhorar a relação interdisciplinar entre Odontologia e Fonoaudiologia. Conclusão: Existe ainda um fosso muito expressivo entre o trabalho integrador e em equipe, o que se observa é o trabalho isolado. As iniciativas interdisciplinares entre Odontologia e Fonoaudiologia são de cunho individual, não há ações institucionalizadas e sistemáticas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7202
Other Identifiers: 2013092961
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2018.1] Interdisciplinaridade entre odontologia-fonoaudiologia importância e aplicação clínica..pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2018.1774.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.