Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7192
Title: Avaliação da capacidade seladora de materiais restauradores provisórios
Authors: Silva, Tácio Moreira da
Keywords: Infiltração;restauração dentária temporária;endodontia;avaliação
Issue Date: 22-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Tácio Moreira da. Avaliação da capacidade seladora de materiais restauradores provisórios. 2017. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Entre as sessões do tratamento endodôntico, o selamento da cavidade de acesso é imprescindível e necessário para evitar a recontaminação dos canais radiculares como também para proteger e manter, nos condutos, a medicação intracanal utilizada. Para estes fins, um material restaurador provisório precisa possuir propriedades ideais para obter sucesso. O objetivo desta pesquisa in vitro foi de avaliar a capacidade de selamento de oito materiais restauradores temporários. Cento e vinte e oito (128) molares humanos foram divididos em oito grupos: G1- Obtur (n=15), G2- Cimpat Branco (n=15), G3- Bioplic (n=15), G4- Villevie N (n=15), G5- Villevie F (n=15), G6- Coltosol (n=15), G7- New Bond (n=15) e G8- IRM (n=15). Foram realizadas cavidades de acesso e cada grupo foi selado com um desses materiais restauradores provisórios. Os dentes foram submetidos ao teste de microinfiltração com o corante Nanquin. O grau de infiltração do corante para os oito grupos foi observado por um estereomicroscópio. Os resultados demonstraram que o IRM foi o material que apresentou uma maior infiltração (p<0,05), os demais materiais apresentaram uma menor infiltração, sem diferença estatística entre eles; com exceção do Cimpat Branco que foi o único material a não apresentar infiltração.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7192
Other Identifiers: 2012983045
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2017.2] Avaliação da capacidade seladora de materiais restauradores provisórios.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.21.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.