Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7185
Title: Análise de sobrevida dos casos de carcinoma epidermóide de lábio (cel) do Rio Grande do Norte
Authors: Freire, Guilherme Carlos Beiruth Freire
Keywords: Carcinoma Epidermóide de Lábio;prevalência;epidemiologia;sobrevida
Issue Date: 22-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREIRE, Guilherme Carlos Beiruth Freire. Análise de sobrevida dos casos de carcinoma epidermóide de lábio (cel) do Rio Grande do Norte. 2017. Monografia (GRADUAÇÃO) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: O câncer de lábio é o sexto de tipo de câncer mais prevalente no mundo e a neoplasia maligna mais comum da cavidade bucal. OBJETIVOS: Em decorrência disso, este estudo buscou determinar a prevalência, o perfil epidemiológico e a sobrevida dos casos de carcinoma epidermóide de lábio (CEL) da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer (LNRCC). METODOLOGIA: Foi realizado um estudo prognóstico, do tipo retrospectivo, analisando prontuários de pacientes cadastrados na LNRCC diagnosticados com carcinoma epidermóide de lábio, dos últimos 15 anos. As informações coletadas dos prontuários foram: sexo, idade, cor da pele, escolaridade, profissão, ocupação, exposição do indivíduo a fatores de risco, além de parâmetros clínicos, como localização tumoral, estadiamento clínico e patológico e tratamento executado. O banco de dados foi analisado no software STATA/IC versão 12.0 (StataCorp, College Station, TX) e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 22.0, sendo os dados avaliados inicialmente de maneira descritiva e posteriormente em busca de associações. RESULTADOS: Foram analisados 351 casos de carcinoma epidermóide de lábio, sendo 246 (70,1%) homens e 105 (29,9%) mulheres. A idade média foi de 65,51 (s=15,872), indivíduos pardos, predominantemente, indivíduos analfabetos, trabalhadores rurais e que moram no leste potiguar. Foi encontrada maior frequência de CEL moderadamente diferenciado (70,4%), no lábio inferior (88,3%) e no estadiamento mais avançado. A sobrevida dos pacientes em 5 anos foi de 88,89% para homens e 87,28% para mulheres. CONCLUSÃO: O carcinoma epidermóide de lábio teve uma prevalência de 351 casos (17,62%) ao longo dos 15 anos entre os casos de carcinoma epidermóide, sendo mais prevalente em indivíduos do sexo masculino, pardos, analfabetos, idosos e que eram expostos aos fatores de risco (raios ultravioletas e fumo). A sobrevida foi bastante elevada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7185
Other Identifiers: 2013068680
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2017.2[ Análise de sobrevida dos casos de carcinoma epidermóide de lábio (cel) do Rio Grande do Norte.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.21.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.