Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7177
Title: Avaliação da transparência das informações disponibilizadas nos portais eletrônicos (websites) dos tribunais de contas brasileiros
Authors: Silva, Etonjones Oliveira da
Keywords: Transparência;Tribunais de contas;Portais eletrônicos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Etonjones Oliveira da. Avaliação da transparência das informações disponibilizadas nos portais eletrônicos (websites) dos tribunais de contas brasileiros. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o nível de transparência das informações disponíveis nos portais eletrônicos (websites) dos Tribunais de Contas Brasileiros, com base no indicador de avaliação proposto. Foi elaborado uma ficha de avaliação contendo trinta itens relacionados com informações que devem ser disponibilizadas. A referida ficha de avaliação foi aplicada nos 33 portais eletrônicos (websites) dos Tribunais de Contas Brasileiros, nos meses de fevereiro, março e abril de 2018. A partir do resultado da ficha de avaliação foi possível atribuir um nível de transparência aos portais que variaram em uma escala de 0 a 30, bem como foi possível estabelecer um ranking de transparência entre os portais dos Tribunais. Os resultados revelaram em uma escala de 1 a 30, que o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santos (TCE-ES) obteve o nível 26 ficando na 1ª posição, seguido do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) também com nível 26, mas por critérios de transparência das informações ficou na 2ª posição, em seguida ficaram o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), nas posições 3ª, 4ª e 5ª respectivamente. Nas últimas posições ficaram o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), respectivamente. O estudo contribui com o avanço da literatura sobre a transparência das informações disponibilizadas nos portais eletrônicos (websites) das entidades públicas, em especial dos Tribunais de Contas. Contribui também, com a elaboração de um indicador de avaliação com itens de informações que devem ser disponibilizadas pelos portais eletrônicos dos Tribunais de Contas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7177
Other Identifiers: 2015037341
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação da transparência_Silva_2018.pdfMonografia em Ciências contábeis524.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.