Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7174
Title: Aplicabilidade do certificado de entidades beneficentes de assistência social e evidenciação das demonstrações contábeis nas entidades de terceiro setor em Natal/RN
Authors: Carvalho, Daniela Fernandes de
Keywords: CEBAS;Terceiro setor;Transparência no terceiro setor
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Daniela Fernandes de. Aplicabilidade do certificado de entidades beneficentes de assistência social e evidenciação das demonstrações contábeis nas entidades de terceiro setor em Natal/RN. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho objetiva analisar o nível de transparência e evidenciação contábil das entidades do terceiro setor que possuem o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em relação à ITG 2002 e demais normas contábeis que tratam das entidades do terceiro setor. Observa-se que, por sua natureza, o terceiro setor possui destaque social, especialmente pela promoção de atividades complementares às do Estado e às da iniciativa privada. Neste contexto, o Certificado permite a isenção de impostos ligados à folha de pagamento e faturamento, além da possibilidade de firmar convênios com o poder público, entre outros benefícios que podem contribuir para a continuidade, melhora e progresso da entidade. No entanto, essa isenção vem acompanhada de uma série de exigências regulamentares e de prestação de contas que devem ser cumpridas por estas organizações, principalmente no que se refere à concessão de serviços gratuitos de interesse social. A metodologia utilizada é descritiva e qualitativa. A população da pesquisa é composta por 54 entidades que possuem o Certificado, localizadas na cidade de Natal/RN. A amostra refere-se a 8 entidades que divulgaram suas demonstrações contábeis em seus sítios eletrônicos, diários oficiais, jornais ou responderam a solicitação enviada por e-mail. Para a coleta de dados foi analisado a divulgação e a estrutura das demonstrações contábeis segundo a ITG 2002 e a aplicação de um checklist com 19 itens da ITG 2002 no que diz respeito ao reconhecimento da informação. Os resultados apontam que apenas 14,82% das entidades são transparentes em relação à divulgação de suas demonstrações, 65,50% atendem à estrutura prevista na ITG 2002 e há uma média de 47,22% em relação ao atendimento dos itens específicos sobre reconhecimento. O estudo pretende colaborar com as discussões acerca das especificidades do terceiro setor no que tange a seus aspectos de transparência e legitimidade de sua atuação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7174
Other Identifiers: 2011032024
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicabilidade_Carvalho_2018.pdfMonografia em Ciências contábeis240.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.