Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7163
Title: As manifestações orais em pacientes com transtornos alimentares.
Authors: Barreto, Mayara Janyara do Rego
Keywords: Transtornos da alimentação;Manifestações bucais;Saúde bucal
Issue Date: 22-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARRETO, Mayara Janyara do Rego. As manifestações orais em pacientes com transtornos alimentares. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Introdução: Os transtornos alimentares (anorexia e bulimia nervosas) são enfermidades psiquiátricas debilitantes, caracterizadas por um distúrbio persistente nos hábitos alimentares ou nos comportamentos de controle de massa corporal. O cirurgião-dentista tem atribuições importantes no diagnóstico e no tratamento das lesões decorrentes. Objetivos: Avaliar, dentre alunos adolescentes de uma escola pública de ensino médio em Natal-RN, os que têm transtornos alimentares, descrever e investigar as manifestações odontológicas relacionadas. Metodologia: Devido à origem multifatorial dos transtornos alimentares e a forma silenciosa como se apresentam, foi utilizado um questionário autoaplicável, o questionário sobre a imagem corporal que sinalizou para a seleção da amostra. Os indivíduos selecionados foram submetidos a uma avaliação a partir da história médica pregressa e também a um exame clinico odontológico, que tiveram como objetivo diagnosticar as manifestações orais presentes. Resultados: Dos 231 alunos que responderam o questionário, 9 se encaixaram no perfil da pesquisa. No exame clínico odontológico foi observado que 22,2% dos avaliados apresentavam perda inicial da textura da superfície dentária na face palatina do segundo sextante, em 77,7% constatou-se hipertrofia da glândula parótida durante os episódios de vômitos, 66,6% obtiveram escore 2 no Registro Periodontal Simplificado (PSR) e em 11,1% dos examinado queilite angular. Conclusões: Os episódios de regurgitação (indução de vômitos) associados a má nutrição e incorreta higienização da cavidade oral podem ocasionar o aparecimento de alterações bucais. O cirurgião-dentista deve estar apto a reconhecer tais manifestações e, dessa maneira, trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da saúde em uma abordagem multidisciplinar visando a melhoria da qualidade de vida da pessoa afetada, tratando suas sequelas e ajudando-a a superar suas necessidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7163
Other Identifiers: 2013092700
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2017.2] As manifestações orais em pacientes com transtornos alimentares.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.21.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.