Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7160
Title: Refatoração de Modelos de Software de um Sistema para Apoio ao Processo de Montagem de Equipes de Avaliação das Unidades de Ensino do Pronatec
Authors: Fernandes, Virgínia Maia de
Keywords: Modelagem.;Refatoração.;UML.;SABIA.;PRONATEC.
Issue Date: 5-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Virgínia Maia de Brito. REFATORAÇÃO DE MODELOS DE SOFTWARE DE UM SISTEMA PARA APOIO AO PROCESSO DE MONTAGEM DE EQUIPES DE AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO DO PRONATEC. 2018. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Departamento de Computação e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018.
Portuguese Abstract: Durante o processo de desenvolvimento de um software é comum ocorrerem alguns deslizes. Em qualquer fase deste processo, quase sempre haverá algo a ser modificado, seja, por exemplo, por código duplicado, modelagem que precisa ser remodelada ou motivada por problemas identificados no sistema. Por meio da utilização da refatoração, torna-se possível a modificação de qualquer uma das fases no processo de desenvolvimento de um sistema a fim de se obter melhorias. Nessa circunstância, este trabalho apresenta uma proposta de refatoração na fase de documentação/modelagem do Sistema de Agrupamento Baseado em Inteligência Artificial (SABIA), realizado pelo Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada a Negócios (LABICAN), do curso de Sistemas de Informação (SI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o intuito de modificar ou corrigir problemas na modelagem de software. Além disso, da documentação do Sistema SABIA, foi feita uma análise de características que influenciaram positiva e negativamente no desenvolvimento do projeto, que justificam às necessidades de refatoração e demonstram o ganho de qualidade na modelagem do sistema. Ainda, por meio da análise de melhoria, feita através de um formulário com questões direcionadas aos interessados, verificou-se que, de fato, há uma melhoria significante ao utilizar técnicas de refatoração nos modelos de software, tornando os diagramas mais fáceis de serem interpretados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7160
Other Identifiers: 2013053936
Appears in Collections:CERES - Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RefatoracaodeModelos_Fernandes_2018.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoso3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.