Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7152
Title: O impacto do PIBID na formação inicial dos discentes de Pedagogia e suas contribuições para a atuação na Educação de Jovens e Adultos
Authors: Santos Segundo, José Ozildo dos
Keywords: PIBID;Formação inicial;Educação de Jovens e Adultos;Curso de Pedagogia
Issue Date: 9-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS SEGUNDO, José Ozildo dos. O impacto do PIBID na formação inicial dos discentes de Pedagogia e suas contribuições para a atuação na Educação de Jovens e Adultos. 2018. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-rn, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho busca contribuir com o debate sobre a Formação Inicial dos estudantes do curso de Pedagogia - Presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Central – Natal-RN, a partir das suas experiências na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA – no período em que foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objeto de estudo é o PIBID-Pedagogia e quais as suas contribuições mais relevantes, na visão dos(as) bolsistas que atuam ou atuaram na EJA, para a formação inicial de licenciandos (as) em Pedagogia da UFRN. Para auxiliar na construção da discussão, os objetivos serão investigar as possíveis contribuições que o PIBID-Pedagogia fornece aos bolsistas durante sua formação inicial, principalmente para a atuação na modalidade da EJA, partindo da ótica deles a respeito do PIBID e da modalidade. A metodologia utilizada foi realizar entrevistas semi-estruturadas com alguns estudantes graduados e em processo formativo da licenciatura em Pedagogia, além da análise de alguns documentos oficiais que orientam as ações do PIBID e da EJA no Brasil, como normas e resoluções. As análises dos dados produzidos respaldaram-se em uma abordagem qualitativa. Os resultados apresentam pontos positivos que evidenciam o papel formador do PIBID no sentido que permite aos graduandos ter o primeiro contato com a docência ainda na licenciatura, auxiliando no processo de interligar a teoria com a prática em uma modalidade, que de acordo com as falas dos participantes, ainda é pouco aprofundada no curso de Pedagogia.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7152
Other Identifiers: 2013076135
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoPIBIDFormação.pdfTexto principal 746.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons