Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7137
Title: A representação da informação em fontes de informação musicais digitais: uma análise do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil
Authors: Costa, Alexandre
Keywords: Representação da informação;Fontes de informação;Catálogos musicais digitais;Catalogação colaborativa
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Alexandre. A representação da informação em fontes de informação musicais digitais: uma análise do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A Representação da Informação em meios digitais constitui elemento salutar para um melhor uso de fontes de informação de diferentes áreas temáticas. As novas tecnologias de interação em ambientes virtuais permitem a construção de catálogos que melhor representem o conteúdo disponível em núcleos informacionais variados e políticas de acessibilidade menos restritivas promovem o acesso e uso da informação incentivando o acesso à cultura de forma ágil e interativa. O presente trabalho tem o objetivo geral traçar um panorama do processo de representação da informação desenvolvida pelo Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil Tem como objetivos específicos: (I) Identificar o escopo de atuação da Iniciativa do Repertoire Internacionale des Sources Musicales; (II) Analisar as características dos Catálogos Online de Acesso Público; (III) Destacar a usabilidade do portal RISM-Brasil para o profissional da informação. Os procedimentos metodológicos utilizados para desenvolver a monografia foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva e estudo de caso. Apresenta teor conclusivo de que a representação da informação no locus contemplado pela pesquisa denota importante recurso de fomentação à catalogação colaborativa e preservação do objeto histórico e cultural representado pela música em forma de manuscritos de partituras localizados em diferentes regiões do território nacional. Finda por considerar que a música, por representar fonte de informação multidisciplinar, justifica sua utilização como elemento basilar para a atuação do bibliotecário em sua função de mediador da informação para fins de suporte cultural e pedagógico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7137
Other Identifiers: 2014049125
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Representação da informação_Costa_2018.pdfMonografia em Biblioteconomia823.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.