Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7121
Title: “Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942)
Authors: Alves, Sandra Vandréa Marcelino
Keywords: Educação;disciplina;corpo
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Sandra Vandréa Marcelino. “Indisciplinado, ofendeu com palavras obcenas”: disciplina e castigo na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte (1930-1942). 2018. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a educação disciplinar da Escola Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte no período que vai de 1930 a 1942. A referida instituição, foi criada pelo decreto número 5181 de 16 de dezembro de 1872 e tinha por intenção recrutar menores entre dez a dezessete anos, objetivando a capacitação para o exercício militar, por meio de uma educação disciplinarizadora. Assim, visava torná-los jovens obedientes e aptos para servir nas chamadas forças navais. Dessa maneira, depois de formados na referida escola, esses jovens quando aptos ao exercício militar eram submetidos às Companhias de Imperiais Marinheiro na Corte brasileira. Nessa perspectiva, optamos por analisar os últimos anos de funcionamento dessa instituição, pois nos deparamos com o livro de anotações de disciplina e punições aplicadas aos aprendizes. Sendo assim, o embasamento teórico desta análise dá-se pela apropriação do conceito de disciplina postulado por Michel Foucault (2010), além de outros autores que dialogam com a temática. A metodologia utilizada foi a análise e a problematização de documentos como o Livro de Pareceres Para Conselho de Disciplinas Para Menores e o Livro de Castigos Para Aprendizes Marinheiros, além do Manual do Marinheiro. Dessa forma, conclui-se, então, que essas Companhias tiveram grande participação na uniformização dos corpos infantis com o fim de prepará-los para trabalhos militares na Marinha do Brasil.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7121
Other Identifiers: 2014095663
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndisciplinadoOfendeuPalavras_Monografia_2018.pdfArtigo principal548.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.