Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7079
Title: Concepções e práticas em torno da educação integral na escola estadual de educação integral em tempo integral Barão de Ceará-Mirim
Authors: Silva, Suelen Suerda Morais da
Keywords: Escola de Tempo Integral;Escola Pública;Educação Integral
Issue Date: 3-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Suelen Suerda Morais da. Concepções e práticas em torno da educação integral na escola estadual de educação integral em tempo integral Barão de Ceará-Mirim. 2018. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Neste artigo propomos uma discussão sobre as políticas públicas que norteiam as Escola de Educação Integral em Tempo Integral da rede estadual do Rio Grande do Norte e os aspectos pedagógicos que as formam. Para tal estudo utilizamos como campo de pesquisa a Escola Estadual de Educação Integral em Tempo Integral Barão de Ceará-Mirim, onde percorremos brevemente como essa instituição centenária perpassou diversas modificações na estrutura e nomenclatura até chegar aos dias atuais como escola integral, fazendo uso de documentações, escritos e observação participante. Assim, a instituição almeja superar a ideia de ser apenas mais tempo na escola, tornando esse tempo de permanência útil, agradável, não apenas sendo preenchido por atividades desconectadas. Sua proposta é que as disciplinas e as oficinas estejam interligadas, proporcionando a esses aprendizes não apenas desenvolvimento intelectual, mas motor, físico, mental, cultural, conhecimentos que os tornem cada vez mais cidadãos. Assim, concluímos que a escola integral apresenta-se como uma alternativa para melhorar os índices educacionais, mas como está sendo empregada falta muita estrutura física, que os professores possam ser integrais para que a escola não viva dois momentos e sim a continuação do turno, acesso a informação para os alunos poderem realizar pesquisas, aulas de campo para poderem assim vivenciarem o estudo da prática associado à teoria.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7079
Other Identifiers: 2014095618
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesePraticas_Monografia_2018.pdfArtigo Cientifico. 503.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons