Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7072
Title: Educação e construção identitária: traços de empoderamento de professoras/es negras/os da educação básica da cidade de Natal/RN
Authors: Rocha, Lorenna do Nascimento
Keywords: Professoras/es negras/os;Identidade étnico-racial;Identidade docente
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ROCHA, Lorenna do Nascimento. Educação e construção identitária: traços de empoderamento de professoras/es negras/os da educação básica da cidade de Natal/RN. 2018. 77 f. Monografia - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O estudo visa compreender de que modo se deu a construção das identidades étnico-raciais, bem como das identidades docentes das/os professoras/es negras/os pertencentes à educação básica, que hoje atuam na cidade de Natal – RN, tomando como referência as experiências educativas vivenciadas pelas/os mesmas/os ao longo da vida. A ausência do pertencimento étnico-racial por parte das/os docentes em questão se configurou como fator motivador desse estudo, tendo em vista que uma significativa parte do sistema educacional norte-rio-grandense é formado por professoras/es negras/os. Além disso, considerando os aspectos históricos que suscitaram a condição desigual em que o povo negro foi colocado em relação aos brancos no âmbito social como um todo e, em consequência, no espaço escolar, pressupõe-se que as experiências educativas apresentam fatores determinantes na constituição das identidades étnico-raciais e docentes. Nesse sentido, para melhor explicitar como acontece essa trajetória educacional e a fim de obter uma melhor compreensão a respeito da construção dessas identidades étnico-raciais, além de esclarecer como as mesmas se refletem na construção das identidades docentes pressupõe-se como questão norteadora para esse estudo: De que modo as experiências educativas vivenciadas por docentes negras/os influenciaram a formação das suas identidades étnico-raciais e das suas identidades docentes? Dessa forma, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que fará uso do método biográfico, o qual tornará possível conhecer as trajetórias educativas das/os docentes em questão e permitirá compreender como se deu a construção das respectivas identidades. Durante o estudo Hall (2011) e Dubar (2005) serviram como subsídio teórico central para a construção da discussão sobre a constituição das identidades, se destacando Hall (2001) na construção da argumentação em torno constituição da identidade étnica e Dubar (2005) da identidade docente, visto que o mesmo se aprofunda na concepção identitária profissional. Para tanto, através da pesquisa ficou perceptível que tanto a educação primária ofertada pelo núcleo familiar quanto a educação escolar contribuíram exponencialmente para a construção do empoderamento e enfrentamento ao preconceito.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7072
Other Identifiers: 2014076434
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoConstruçãoIdenti_Monografia_2018.pdfMonografia1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons