Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7070
Title: A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil
Authors: Rodrigues, Juliana da Silva
Keywords: Relação professor-aluno;Processo de ensino e aprendizagem;Prática pedagógica
Issue Date: 5-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Juliana da Silva. A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil. 2018. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.
Abstract: Este relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7070
Other Identifiers: 2012958113
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Importânciadaafetividade_Monografia_2018.pdfrelato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil. Enfatizo as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. 647.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.